menu

INÍCIO
 
RETROSPECTIVA
 
ATIVIDADES
 
BIBLIOTECA
 
RACIOCÍNIO
 
PROJETOS
 
HISTÓRICO
 
HORÁRIO
 
EI NO GECPS
 
DOCUMENTOS
 
CONTATOS

Projeto Leituras Conectadas

Projeto Leituras Conectadas
 
 
O Leituras Conect@das é uma ação interescolar e setorizada do PROLEI - Programa de Leitura de Itajaí voltado ao incentivo da leitura e a formação de leitores no espaço escolar.
 
Em sua primeira edição, durante os meses de março a abril de 2014, todos os terceiros anos das Unidades de Ensino sob a supervisão da Supervisora de Gestão Dinoráh Hadlich, desenvolverão ações e atividades de incentivo à leitura a partir da leitura do livro Para Além do Arco Iris, de Nilson Weber. 
Nosso objetivo é proporcionar a estas comunidades  escolares a possibilidade de uma ação conjunta e interescolar que agregue ao fazer pedagógico dos docentes envolvidos vivências de leitura fruitiva e formação estética onde o ler seja um convite a imaginação e a criação literária.
 
Este espaço tem por finalidade ser o ponto de encontro desta aventura pelo fantástico universo da leitura, de cores e matizes, de expressões e sentimentos, de pessoas e personagens, de razões e emoções. Aqui, as Unidades de Ensino compartilharão  o seu diário de bordo, o que cada uma tem realizado e principalmente suas impressões.
 
O Projeto de Leitura Leituras Conect@das, em sua primeira edição, está presente em 8 Unidades de Ensino, nos terceiros anos, para cerca de 650 estudantes, com uma equipe de diretores/as,professores/as, supervisores/as escolares e instrutores/as de informática.
Deixe-se levar e embarque nesta viagem para muito além do arco íris!
 
 
 
Nilson Weber
 
Nilson Weber, catarinense, natural de Rio do SUL, ao lançar seu sétimo livro, Para Além do Arco Íris, faz sua primeira inserção no mágico universo  da literatura     infanto-juvenil. Livro de poemas, de leitura agradável e simples, com um tratamento gráfico atraente, transportando o leitor para um universo de cores e palavras.
 
Nas primeiras páginas, Nilson Weber pelas palavras de Will Durant começa seu processo de encantamento " O mais belo  arco-íris forma-se nos nossos  olhos, não no céu", convidando a todos/as a essa viagem. Este livro, é sem dúvida, uma das muitas faces deste autor, que nesta obra trás um pouco de cada uma de  suas obras, uma releitura cuidadosa e sensível de temas já abordados, agora para um público, apesar da tenra idade, exigente e criativo. Meio ambiente, sustentabilidade e  respeito à vida são os temas centrais desta obra que ilustrados pelo pintor Walmir Binhotti são um convite para que todos/as embarquem nesta aventura rumo ao Arco-íris de cada um de nós! Venha conosco e entregue-se a esta leitura prazerosa e encantada...
 
 
 
Cronograma das atividades no GECPS
 
27 e 28 de março: Entrega e apresentação do livro, enfatizando a organização do mesmo (título, autor itajaiense, capa, número de páginas, etc).
 
03 e 04 de abril: Revisão de alguns tópicos e cada um de nós escolhera uma poesia indicando uma página fazendo uma leitura silenciosa e oral acompanhado (a) pelo grupo. Finalizando a leitura faremos uma interpretação do texto lido através de desenhos em folha estilizada.
 
10 e 11 de abril: Analisando alguns textos encontrados no livro, escolhemos a poesia “Catavento” pág. 90 para confecção de um catavento valorizando assim o trabalho em grupo.
 
24 e 25 de abril: Acontecerá um fórum digital onde os pequenos leitores expressarão suas opiniões através de escrita com elogios e críticas a respeito do livro “Para além arco íris”.
 
30 de abril: painel de exposição com desenhos e gráficos avaliativos referente a obra trabalhada.
 
 
 
Nosso Projeto
 
1 – TEMA:
 
Leitura Conectada à Imaginação
 
 
2 – OBJETIVO GERAL:
 
Incentivar a leitura e a formação de leitores na Educação Básica por meio de estratégias de leitras fruitivas
 
 
3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
3.1 - Despertar o encanto pela poesia;
3.2 - Identificar as parte que compõem o livro (capa, autor, ilustrador, sumário, dedicatória; etc);
3.3 - Interpretar através de desenhos a leitura feita;
3.4 - Realizar trabalho em grupo valorizando a colaboração do próximo e respeitando a opinião da maioria
3.5 - Saber expressar suas opiniões utilizando tecnologia, conhecimento e censo crítico;
3.6 - Promover exposição através de um varal literário de algumas poesias encontradas em um mesmo título.
 
 
4 – PERÍODO DE EXECUÇÃO:
 
26 de março à 30 de abril de 2014
 
 
5 – METODOLOGIA:
 
27 e 28 de março: Entrega e apresentação do livro, enfatizando a organização do mesmo (título, autor itajaiense, capa, número de páginas, etc).
03 e 04 de abril: Revisão de alguns tópicos e cada um de nós escolhera uma poesia indicando uma página fazendo uma leitura silenciosa e oral acompanhado (a) pelo grupo. Finalizando a leitura faremos uma interpretação do texto lido através de desenhos em folha estilizada.
10 e 11 de abril: Analisando alguns textos encontrados no livro, escolhemos a poesia “Catavento” pág. 90 para confecção de um catavento valorizando assim o trabalho em grupo.
24 e 25 de abril: Aconteceu um fórum digital onde os pequenos leitores expressarão suas opiniões através de escrita com elogios e críticas a respeito do livro “Para além arco íris”.
30 de abril: Painel de exposição com desenhos e gráficos avaliativos referente a obra trabalhada.
 
 
6 – AVALIAÇÃO:
 
Será feita de forma oral e escrita (online).
 
 
7 – GRUPO DE TRABALHO:
 
Professora Regente: Rosana P. Paula
Aux. Biblioteca: Mônica Büchele 
Instrutor de Informática: Rainério N. Nogueira
Supervisora escolar: Ana Júlia da Costa
Diretora Escola: Karoline Bento
 
 
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 
1) WEBER, Nilson – Para além do arco íris – ed. Alternativa e Nova Letra – 2013
2) JUNQUEIRA, Sônia – Poesia na varanda – ed. Gutenberg – 2010
3) PAES, Ducarmo – A joaninha que perdeu as pintihas – ed. Best Book – 2010
 
 
 
Confecção dos Cataventos
 
 
 
 
 
Leituras, declamações e interpretações
 

 

  

 
 
 
 Fórum Digital
 

 

 
 
 
Equipe e alunos
 
 
 
 
Culminancia do projeto realizado
 
 
 
PROJETOS
CONTADOR HISTÓRIAS
PARTE DA HISTÓRIA
SARAUS LITERÁRIOS
ALÉM DA IMAGINAÇÃO
FAMÍLIA NA ESCOLA
INCENTIVO A LEITURA
LEITURAS CONECTADAS
MIC DIGITAL
GINCANA VIRTUAL
FERA NOS JOGOS
OS ABELHUDOS